Vidraça

fevereiro 2012 / Vidraça / Vidraça_abril_2009

Texto publicado na edição #108

Vidraça_abril_2009

Livia Garcia-Roza abre Paiol Literário 2009 Livia Garcia-Roza é a autora convidada para abrir a quarta temporada do projeto Paiol […]

> Por RASCUNHO

Livia Garcia-Roza abre Paiol Literário 2009
Livia Garcia-Roza é a autora convidada para abrir a quarta temporada do projeto Paiol Literário, em 7 de abril, às 20 horas, no Teatro Paiol, em Curitiba. Realizado desde 2006 pelo Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná, o evento traz a Curitiba alguns dos principais escritores do país para um bate-papo com os leitores. A conversa seguirá o mesmo formato dos três anos anteriores, com a mediação do escritor e jornalista José Castello. O Paiol Literário começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.

Até o fim do ano, acontecerão sete edições mensais. Além de Livia, já estão confirmadas as presenças de Nélida Piñon (em 5 de maio) e Moacyr Scliar. A agenda será divulgada a cada mês. “Em três anos, 26 grandes autores da literatura brasileira já participaram do Paiol. É um projeto que tem memória, pois reproduzimos o bate-papo no Rascunho impresso e no site (www.rascunho.com.br). Além disso, a TV Paulo Freire grava todos os encontros e os transforma em programas transmitidos a todas as escolas da rede estadual do Paraná. Tudo isso mostra a importância de se manter um projeto como este”, afirma Rogério Pereira, editor do Rascunho e idealizador do Paiol Literário.

A convidada
Livia Garcia-Roza nasceu no Rio de Janeiro. É psicanalista e estreou na ficção em 1995, com o romance Quarto de menina (Selo de Altamente Recomendável, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil). É também autora de Meus queridos estranhos, Cartão-postal, A palavra que veio do Sul, Cine Odeon, Solo feminino (estes dois últimos, finalistas do Prêmio Jabuti na categoria romance), Meu marido (finalista do Prêmio Portugal Telecom) e da coletânea de contos Era outra vez. No ano passado fez sua primeira incursão na literatura infantil, com o livro A casa que vendia elefante.

Apoios e parcerias
O Paiol Literário é uma realização do jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná. O projeto conta com o apoio do Quintana Café & Restaurante, Nume Comunicação, Deville Rayon, CCZ, Gazeta do Povo, Arte & Letra Editora, Livrarias Curitiba, Tchukon Terapias e Fundação Cultural de Curitiba.

Print Friendly