Vidraça

junho 2014 / Vidraça / VIDRAÇA_170

Texto publicado na edição #170

VIDRAÇA_170

Revista Trasgo A revista digital Trasgo surgiu com a proposta de lançar contos de ficção científica e fantasia a fim […]

> Por JOÃO LUCAS DUSI

Revista Trasgo
A revista digital Trasgo surgiu com a proposta de lançar contos de ficção científica e fantasia a fim de “preencher a lacuna deixada por uma série de revistas de contos que povoaram o imaginário da ficção científica brasileira nas décadas de 70 e 80”, nas palavras do editor Rodrigo van Kampen. Em junho, chega a sua 3ª edição (foto). É possível enviar conteúdo e fazer download das edições pelo site trasgo.com.br.

VIDRAÇA_Trasgo_170 

Jandique #6
Vem aí mais uma edição da revista curitibana Jandique. O lançamento acontece dia 7 de junho, às 16h, na Livraria Arte & Letra (Alameda Presidente Taunay, 130 — Curitiba). Dentre outros, a edição conta com textos de Homero Gomes, Fausto Fawcett, Ygor Speranza e do editor, Otavio Linhares. A capa e fotos são de Fernando Sciarra.

Versão britânica
Em outubro, no condado de Suffolk, na Inglaterra, acontece a 2ª edição da FlipSide, um festival literário britânico voltado à literatura brasileira. Dentre os participantes confirmados, seis brasileiros: Socorro Acioli, que terá seu último livro, A cabeça do santo, traduzido na Inglaterra; Daniel Galera, que já teve seu premiado romance Barba ensopada de sangue publicado no Reino Unido; Michel Laub, representado no Reino Unido pela tradução de seu quinto romance, Diário da queda; o gaúcho Paulo Scott, lançado no exterior pela editora And other stories; Tatiana Salem Levy, que integrou a seleção da revista Granta como uma das melhores jovens escritoras brasileiras; e a multipremiada Ana Maria Machado, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A FlipSide foi idealizada pela inglesa Liz Calder, também responsável pela Festa Literária Internacional de Paraty. Segundo Liz, o evento surgiu da ideia de mostrar ao exterior a riqueza literária do Brasil, indo além do futebol, samba, etc.

Contos na Croácia
O “Brasil e seus escritores” será tema da 13ª edição do Festival Europeu do Conto, que acontece na Croácia entre 1º e 6 de junho. Participam João Paulo Cuenca, Ana Paula Maia, Paula Parisot e João Anzanello Carrascoza (foto), que lançou recentemente o romance Caderno de um ausente (Cosac Naify).

João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza. Foto: Divulgação

Incentivo digital
A Widbook é uma comunidade virtual colaborativa, onde é possível escrever, ler e publicar e-books gratuitamente e com repercussão internacional. A plataforma, que conquistou primeiro o exterior, já está disponível também em português. Já são mais de 200 mil usuários. É possível aderir à comunidade pelo site widbook.com.

Prêmio Câmara Cascudo
Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Ensaios — Prêmio Literário Câmara Cascudo 2014/2015. O objetivo é difundir a obra de Luís da Câmara Cascudo, um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia do Brasil. O prêmio, no valor de R$ 6 mil, será concedido ao melhor trabalho inédito sobre o tema “A cultura popular na obra de Câmara Cascudo”, além da publicação do ensaio pela Global Editora. Os interessados têm até 30 de dezembro para se inscrever. Regulamento completo e mais informações no site globaleditora.com.br.

A caminho
Já é possível saber um pouco do que está por vir na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre 22 e 31 de agosto. A abertura é por conta da atriz Fernanda Montenegro, que lerá sermões do padre Antônio Vieira. Estarão presentes escritores internacionais consagrados, como o norte-americano Harlan Coben, o quatro vezes best-seller Ken Follet e Cassandra Clare, autora da série literária Os instrumentos mortais. Dos autores nacionais confirmados, o vencedor do Prêmio Brasília Antonio Prata (foto), Cristovão Tezza e João Ubaldo Ribeiro, que palestra sobre o romance Fim, de Fernanda Torres.

VIDRAÇA_Antonio_Prata_Renato_Parada_170

Antonio Prata. Foto: Renato Parada

Na Argélia
Rodrigo Ciríaco e o editor do Rascunho, Rogério Pereira, são os autores brasileiros convidados para o Feliv (Festival International de la Litterature et du Livre de Jeunesse), que acontece de 11 a 20 de junho na Argélia.

Destaques de Paraty
Foi divulgada a programação completa da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto. O homenageado da vez é Millôr Fernandes, que terá todo o impacto de sua obra dissecado e relembrado por nomes como do cronista Antonio Prata, o cartunista Cássio Loredano e o crítico literário Agnaldo Farias. Na mesa voltada à poesia e prosa, estarão Gregorio Duvivier, Eliane Brum e Charles Peixoto. Relembrando os 50 anos do Golpe Militar, os escritores Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e o economista Persio Arida participam da mesa “Memórias do cárcere: 50 anos do golpe”. Também estará presente Fernanda Torres, que fez sua estreia na literatura com Fim, participando da mesa “Romance em dois atos”.

Print Friendly