Vidraça

setembro 2012 / Vidraça / Vidraça

Texto publicado na edição #149

Vidraça

Prêmios literários à vista e o cartão de visita da literatura brasileira na coluna de notícias

> Por YASMIN TAKETANI

Luisa Geisler terá trecho de seu romance "Quiçá" publicado na revista da FBN

 

Cartão de visita
Das 102 traduções para o inglês e o espanhol de obras de autores brasileiros já lançadas no país recebidas pela Fundação Biblioteca Nacional, foram selecionados 20 trechos de romances, contos e poemas para integrar a primeira edição da revista internacional de literatura. Além de dois contos de Machado de Assis, serão publicados textos de Cristovão Tezza, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Luisa Geisler e dos colunistas do Rascunho Carola Saavedra e Alberto Mussa, entre outros. Ainda sem título definido, a revista, em sua tiragem de 1 mil exemplares, será lançada no primeiro dia da Feira do Livro de Frankfurt, entre 10 e 14 de outubro, e direcionada sobretudo a agentes literários e editores. Buscando representar a literatura brasileira contemporânea em sua diversidade de “idades, estilos e temáticas”, a FBN apostará também em versão digital da revista e portal online para apresentar ao mercado editorial internacional os autores que “vêm se destacando no país”.

 

Além da festa
Buscando consolidar uma ação contínua em torno da literatura, a Festa Literária de Pernambuco, que acontece de 15 a 18 de novembro em Olinda, idealizou sua própria revista: ArtFliporto será uma publicação quadrimestral de ensaios e cultura, editada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani. A primeira edição da revista, que tem distribuição nacional, traz um dossiê sobre Nelson Rodrigues, homenageado desta edição da Fliporto, além de poesia de Everardo Norões e ensaios sobre Javier Marías e Pedro Juan Gutiérrez, entre outros.

 

Seduzindo leitores
Nélida Piñon, Sérgio Vaz, Marisa Lajolo, Alcir Pécora, Augusto Massi, Luiz Felipe Leprevost e Eucanaã Ferraz são alguns dos convidados da Semana Literária & Feira do Livro Sesc Paraná, que acontece entre os dias 10 e 15 deste mês em 21 cidades do estado simultaneamente. Com curadoria de jornalista e editor Rogério Pereira, a presente edição do evento homenageia o escritor Dalton Trevisan e promove oficinas, palestras e bate-papos para refletir a capacidade/necessidade de a literatura reinventar-se, recriar-se para seduzir novos leitores.

 

Todo Quintana
Sob curadoria do crítico literário e poeta Italo Moriconi, a editora Alfaguara começa a republicar a obra completa de Mario Quintana, antes editada pela Globo. Três títulos, de um total de 17, já chegaram às livrarias desde agosto. Entre os lançamentos, estão programadas também duas antologias inéditas: Quintana essencial, organizada pelo próprio Moriconi, e Poemas para ler na escola, com seleção e organização de Regina Zilberman.

 

Todo Rodrigues
Também começam a sair os primeiros relançamentos da obra completa de Nelson Rodrigues, em comemoração ao centenário do autor: as crônicas de A vida como ela é… e as peças Vestido de noiva, Valsa nº 6, Doroteia e Anjo negro, além de Brasil em campo, uma antologia de crônicas esportivas organizada pela escritora e jornalista Sonia Rodrigues, filha do autor, são publicadas pela Nova Fronteira. Neste mês, a editora lança A vida como ela é… em 100 inéditos, com textos da série inéditos em livro. Já para 2012, estão programados, entre outros, Viúva, porém honesta, Anti-Nelson Rodrigues, Álbum de família e Teatro completo (em quatro volumes). A previsão é de que até agosto de 2013 todos os livros do autor estejam de volta às livrarias.

Prêmio 1
Foi anunciado o edital 2012 do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Em sua 5ª Edição, o prêmio distribuirá R$ 212 mil para as categorias Conjunto da Obra; Poesia; Ficção; e Jovem Escritor Mineiro. Podem se inscrever escritores com idade mínima de 18 anos, iniciantes ou profissionais, desde que nascidos (ou naturalizados) e residentes em território nacional, com obras inéditas. O prazo vai até o dia 30 deste mês. Neste ano, o conto é o gênero premiado na categoria Ficção, e a obra deve ter, no mínimo, 80 páginas. Em edições anteriores, Silviano Santiago já foi homenageado na categoria Conjunto da obra e Carlos de Brito e Mello, autor de A passagem tensa dos corpos, foi contemplado na categoria Jovens Escritores Mineiros em 2008.

Prêmio 2
Escritores brasileiros podem inscrever até o próximo dia 30 de novembro uma obra inédita de ficção, de tema livre, na segunda edição do Prêmio Benvirá de Literatura de Ficção. O vencedor receberá R$ 30 mil e a publicação da obra pelo selo Benvirá, da editora Saraiva. Em 2011, o prêmio recebeu 1.932 originais, dos quais Nihonjin, romance do paranaense Oscar Fussato Nakasato, foi o vencedor. Além dele, outros três originais enviados para o prêmio foram publicados pela Benvirá.

 

Rodrigo Lacerda é convidado do Paiol Literário em 19 de setembro

Paiol Literário
Rodrigo Lacerda, autor de Vista do Rio e Outra vida, entre outros, é o próximo convidado do Paiol Literário — promovido pelo Rascunho, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o Sesi Paraná e a Fiep. O bate-papo com o escritor e tradutor acontece no dia 19 de setembro, às 20 horas, no Teatro Paiol, em Curitiba (PR). A entrada é franca.

Nova na praça
Recém-lançada, a Babilonia Cultura Editorial chega ao mercado oferecendo soluções na produção e gestão de conteúdos para editoras e o setor corporativo, cultural e artístico, e já possui as editoras Unesp, Zahar e o Grupo Record entre seus clientes. Paralelamente, os sócios Michelle Strzoda, Daniella Riet e Rafael Nobre preparam para 2013 o lançamento de uma editora, que publicará de 1 a 2 livros por mês nos suportes impresso e digital, nas áreas de ficção e não-ficção. Desde já, a Babilonia negocia projetos editoriais para seu catálogo autoral e recebe contato de autores e conteúdo cultural para publicação e parcerias.

 

Paul Valéry por Robson Vilalba

Prata da casa
Os ilustradores do Rascunho Osvalter Urbinati e Robson Vilalba foram escalados para integrar a 3ª Bienal de Humor Luís D’Oliveira Guimarães, em Penela, em Portugal. Caricaturas como as de James Joyce e Paul Valéry, que ilustraram as páginas do jornal, estarão expostas ao lado de obras de artistas de outros 41 países.

Print Friendly