Rabisco

dezembro 2014 / Rabisco / PRATELEIRINHA_176

Texto publicado na edição #176

PRATELEIRINHA_176

A sacola perdida Ricardo Lísias Ilustrações: Rodrigo Yokota DSOP 55 págs. Afonso, Carina, Caio e Joana são vizinhos e estudam […]

> Por RASCUNHO

PRATELEIRINHA_Sacola_perdida_176

A sacola perdida
Ricardo Lísias
Ilustrações: Rodrigo Yokota
DSOP
55 págs.

Afonso, Carina, Caio e Joana são vizinhos e estudam juntos. Com o tempo, eles começam a perceber que muito mais do que viver em comunidade, a convivência com os outros não é tão fácil. Após a nova descoberta, um apagão acarreta uma série de acontecimentos marcados pela consciência social e melhoria na qualidade de vida do grupo. E é na escuridão que uma sacola perdida dá início à resolução de problemas em prol dum mundo melhor.

arte_ARaiva_prova03.indd

A raiva
Blandina Franco
Ilustrações: José Carlos Lollo
Pequena Zahar
40 págs.

Surda, cega, vaidosa, burra e egoísta: assim é possível descrever a raiva. Por consequência, torna-se intocável. Ninguém pode falar com ela, tentar mostrar alguma coisa ou convencê-la de algo. E se no começo ela parece inocente, tome cuidado: logo irá se alimentar e crescer. Quando já desenvolvida, tudo vira combustível: um olhar de lado, um sorriso diferente, uma palavra torta. E quando menos esperamos, ela tomou conta. O que poderá suprimi-la?

PRATELEIRINHA_Achimpa_176

Achimpa
Catarina Sobral
Trad.: Catarina Stahel
Martins fontes
36 págs.

Certo dia, um investigador descobre a palavra Achimpa num já velho e caquético dicionário. A notícia se espalha rapidamente. Será verbo, substantivo ou adjetivo? Segundo Zulmira, de 137 anos, trata-se de verbo; já um linguista afirma que só pode ser substantivo. Todos tentam adivinhar o que ela significa, no que surgem as hipóteses mais extravagantes, que nos fazem pensar na função das palavras de uma maneira divertida.

Print Friendly