Notícias

setembro 2018 / Notícias / Paiol Literário recebe Rubens Figueiredo

Texto publicado na edição #conteúdo on-line

Paiol Literário recebe Rubens Figueiredo

Bate-papo acontece nesta terça-feira (4) no Teatro do Paiol, em Curitiba. A entrada é gratuita

> Por RASCUNHO

Rubens_Figueiredo_divulga

Na próxima terça-feira (4 de setembro), o escritor e tradutor Rubens Figueiredo participa do Paiol Literário. O bate-papo, mediado pelo jornalista Yuri Al’Hanati, começa às 19h30, no Teatro do Paiol, em Curitiba (PR), com entrada gratuita. Iniciado em 2006, será a nona temporada do projeto, realizado pelo jornal Rascunho, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Hotel Centro Europeu.

O convidado
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1956, Rubens Figueiredo é graduado em português-russo pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estreou na literatura com o romance O mistério da samambaia bailarina (1986). Após uma incursão pela narrativa curta com O livro dos lobos (1994), Figueiredo persistiu no gênero e, em 1998, lançou os contos de As palavras secretas, vencendo os prêmios Jabuti e Arthur Azevedo. De volta ao romance, em 2001, publicou Barco a seco e levou novamente o Jabuti. Autor de oito livros, seu mais recente é Passageiro do fim do dia (2010).

Já como tradutor, Figueiredo é responsável por verter para o português escritores imprescindíveis da literatura russa, como Tolstói, Turguêniev, Tchékhov e Dostoiévski. Além dos russos, também já traduziu autores de língua inglesa como Philip Roth, Paul Auster, Martin Amis, Saul Bellow, Ian McEwan, entre outros.

O Paiol
Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba quase 67 grandes nomes da literatura brasileira. Participaram autores como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Elvira Vigna, Moacyr Scliar, entre outros. A conversa começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”. Todos os encontros serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br.

Serviço:
Paiol Literário, com Rubens Figueiredo e mediação de Yuri Al’Hanati.
Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n), (41) 3213-1341.
Dia 4 de setembro, terça-feira, às 19h30. Entrada gratuita.

Print Friendly