Notícias

agosto 2018 / Notícias / Paiol Literário recebe Leticia Wierzchowski

Texto publicado na edição #conteúdo on-line

Paiol Literário recebe Leticia Wierzchowski

Com entrada gratuita, bate-papo acontece no dia 9, às 19h30, no Teatro do Paiol

> Por RASCUNHO

Leticia_Wierzchowski_foto_divulgação

No dia 9 de agosto (quinta-feira), a escritora Leticia Wierzchowski participa do projeto Paiol Literário. O bate-papo, mediado pelo jornalista e escritor Rogério Pereira, começa às 19h30, no Teatro do Paiol, em Curitiba (PR), com entrada gratuita. Iniciado em 2006, esta é nona temporada do projeto, realizado pelo jornal Rascunho, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Neste ano já participaram Ruy Castro e Sérgio Rodrigues.

A convidada
Gaúcha de Porto Alegre, Leticia Wierzchowski nasceu em 1972. Estreou na literatura aos 26 anos, em 1998, com O anjo e o resto de nós. A partir de então, não passou mais de dois anos sem lançar um novo livro. O sucesso veio já em 2002, com a publicação do romance A casa das sete mulheres, adaptado pela Rede Globo, no ano seguinte, numa minissérie. A obra também deu origem a uma trilogia homônima, de mais de 1.500 páginas, composta por Um farol no Pampa (2004) e pelo recente Travessia (2017).

Além da extensa incursão pela narrativa longa, que inclui, entre outros, Neptuno (2012), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, e Sal (2013), Leticia é autora de quatro livros infantis — Era outra vez o gato xadrez (2008) é o mais recente — e sua obra já foi traduzida em vários países, incluindo Alemanha, França e Espanha.

O Paiol
Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba 64 grandes nomes da literatura brasileira. Participaram autores como Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Elvira Vigna, Moacyr Scliar, entre outros. A conversa começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”. Todos os encontros serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br.

Serviço:
Paiol Literário, com Leticia Wierzchowski e mediação de Rogério Pereira.
Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n), (41) 3213.1341.
Dia 9 de agosto, quinta-feira, às 19h30. Entrada gratuita.

Print Friendly