Vidraça

outubro 2019 / Vidraça / O belo Rascunho

Texto publicado na edição #234

O belo Rascunho

Notas sobre literatura e mercado editorial

> Por Jonatan Silva | Coluna

Desenvolvido pelo estúdio Thapcom Design + Ideias, o projeto gráfico do Rascunho é finalista da 13ª Bienal Brasileira do Design Gráfico, que reúne os mais relevantes trabalhos da área em 11 grandes categorias, divididos em 45 temas. A Thapcom também emplacou outros dois projetos entre os finalistas: o semanário Gazeta do Povo e o jornal Cândido (da Biblioteca Pública do Paraná). A missão de escolher os vencedores entre as centenas de projetos está nas mãos de um super júri de 143 designers de todo o país. O resultado poderá ser conferido em novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, durante a exposição da mostra.

Mais dois
A cantora e escritora Patti Smith terá mais dois livros publicados no Brasil pela Companhia das Letras. Devoção, que já havia saído em uma edição limitada pela TAG Livros, tem tradução de Caetano Galindo e é um emocionante depoimento sobre seu processo criativo e os mecanismos de escrita. Em O ano do macaco, Smith medita, a partir de uma turnê pelos Estados Unidos, em 2016, sobre questões da vida e da morte, política, arte e os caminhos que o mundo tomou recentemente.

E agora, livrarias ?
Na tentativa de abocanhar ainda mais o mercado, a Amazon colocou no ar o serviço Amazon Prime que oferece, entre outras coisas, frete grátis na compra de livros pelo site e acesso ao conteúdo audiovisual de séries e filmes. O serviço deixou o varejo brasileiro de livros em alerta, já que acentua ainda mais a crise que as duas maiores redes de livrarias, a Cultura e a Saraiva, estão passando.

vidraca-syvia

Conto esquecido
Sylvia Plath está mais viva do que nunca. A Biblioteca Azul colocou nas livrarias brasileiras o conto inédito Mary Ventura e o nono reino. Publicado pela primeira em 1952, pouco depois da primeira tentativa de suicídio da escritora, o texto permaneceu esquecido por muitos anos. A história narra a trajetória de Mary Ventura que, após deixar os pais em uma estação de trem, embarca em uma viagem que irá mudar para sempre a sua vida. É um texto metafórico e que já tratava de temas caros à autora e que ajudariam a consolidá-la como um dos nomes mais importantes da poesia pós-guerra.

Novos nomes
A editora Kafka, de Curitiba, lança no começo de outubro a coleção Geração PR10, viabilizada por meio de lei de incentivo. A coleção faz um importante recorte geracional dos novos nomes da literatura paranaense e brasileira, passeando pelas regiões do Paraná.

Breves
• A curitibana Jaqueline Conte lança neste mês dois livros infantis: Os jornais de Geraldine (Arte & Letra) e Passarinho às oito e pouco (Insight). São duas histórias sensíveis e divertidas, contadas com delicadeza e suavidade. O lançamento acontece na Arte & Letra, dia 5.

• A biografia de Jorge Amado, da jornalista Josélia Aguiar, está na lista dos mais vendidos em Portugal, ultrapassando inclusive Mark Manson, autor de A sutil arte de ligar o foda-se.

• A Folha de S. Paulo lança coleção de 28 livros sobre o período republicano brasileiro. Volumes começam com a queda da monarquia e se estendem até a atual presidência.

• A Intrínseca publica neste mês os dois primeiros volumes da Coleção Jovens Pensadores, Ada Batista, cientista e Paulo Roberto, arquiteto, que traz as peripécias de crianças apaixonantes e inteligentes que estão começando a desbravar o mundo.

Print Friendly