🔓 Seminário do Livro, Leitura e Literatura no Recife

21/04/2012

Nos dias 23 e 24 de abril, acontece o I Seminário do Livro, Leitura e Literatura no Recife (PE). O Seminário propõe a discussão de questões relevantes para a cadeia do livro, com temas transversais que abrangem o elo criativo, produtivo e mediador, focando em questões como visibilidade e sustentabilidade de redes de criativo-produtivas e a re-significação das bibliotecas.

Programação

Mesa 1: Literatura, mídia e (in)visibilidade
23/04 — 14h às 17h
Jornalistas e críticos literários discutem os espaços disponíveis hoje na mídia para o livro e a literatura, problematizando a pertinência de uma qualificação ou ampliação dos espaços impressos, digitais, radiofônicos ou televisivos que se dediquem ao universo das letras e fortaleçam o livro enquanto objeto simbólico. Destaca-se também a discussão sobre espaços de legitimação da obra literária na mídia e os desafios dos autores em dar visibilidade para sua obra.
Rogério Pereira (Editor do Jornal Rascunho/PR)
Eduardo Cesar Maia (Editor do Café Colombo/PE)
Schneider Carpeggiani (Editor do Suplemento Pernambuco/PE)
Mediação: Cristiano Ramos (Professor de jornalismo e editor do blog NotaPE)

Mesa 2: Redes de leitura e sustentabilidade
24/04 — 9h às 12h
Discussão dos meios de se criar redes de leitura dotadas de autonomia, numa perspectiva de sustentabilidade econômica. Serão apresentadas linhas de financiamento para ações voltadas à mediação de leitura e à formação de leitores no âmbito governamental e da iniciativa privada, bem como serão discutidas questões referentes à auto-gestão de bibliotecas comunitárias, trabalho colaborativo e propostas de políticas públicas para fortalecer o setor.
Roberto Azoubel (Assessor Técnico do Setor do Livro, Leitura e Literatura, Representação Regional do Ministério da Cultura)
Emanuel Soares (Diretor do FUNCULTURA, Secretaria de Cultura)
Mediação: Gabriel Santana (Coordenador da Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede)

Mesa 3: Ressignificação do espaço das bibliotecas
24/04
— 14h às 17h
Discutir o papel que têm hoje as bibliotecas na sociedade brasileira e sua inter-relação com a cadeia criativa e o espaço escolar é o objetivo principal desta mesa. O debate apresentará diversos pontos de vista sobre o trabalho de mediação de leitura nas bibliotecas, desde propostas de intervenção nesses espaços, estudos realizados no âmbito acadêmico até relatos de experiências concretas com bibliotecas públicas.
Ester Calland de Sousa Rosa (Prof. adjunta do Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco)
Ana María Escurra (Coordenadora da ONG Bagulhadores do Mió e do Projeto Escola Leitora)
Shirley Cristina Lacerda Malta (Gerente de Políticas Educacionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental,, Secretaria de Educação de Pernambuco)
Mediação: Cida Fernandez (Centro de Cultura Luiz Freire)

I Seminário do Livro, Leitura e Literatura
23 e 24 de abril de 2012
Local: Teatro Arraial
Rua da Aurora, 457 – Boa Vista (ao lado da Fundarpe). Recife (PE)
Informações e inscrições: (81) 3184-3166 (Coordenadoria de Literatura) | [email protected]

Rascunho