🔓 Rubens Figueiredo e Marcelo Ferroni vencem Prêmio São Paulo

02/08/2011

O Prêmio São Paulo de Literatura, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (01), os dois grandes vencedores desta edição. Rubens Figueiredo, autor de Passageiro do fim do dia, conquistou o prêmio na categoria Melhor Livro do Ano, e Marcelo Ferroni foi o vencedor da categoria Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, com Método prático da guerrilha. Cada escritor recebeu R$ 200 mil.

Fizeram parte do júri: Ignácio de Loyola Brandão, Alexandre Martins Fontes, Ruy Altenfelder, Regina Dalcastagnè e Francisco Foot Hardman.

CONFIRA A SINOPSE DOS LIVROS VENCEDORES
(Textos de Rodrigo Vilella)

Categoria: Melhor Livro do Ano
Autor: Rubens Figueiredo
Título: Passageiro do fim do dia (Companhia das Letras)

Pedro embarca numa longa jornada de ônibus pelas ruas congestionadas de uma cidade grande, saindo do centro em destino a um bairro periférico. Em meio a um infindável congestionamento, ele observa distraído o que se passa dentro e fora do ônibus, enquanto ouve seu radinho e lê um livro. Será que o ônibus chegará ao seu destino? Nessa viagem, passado e futuro passam pela cabeça de Pedro, que vê nos passageiros muitos reflexos de si, apesar dele tentar abstrair-se do entorno.

Rubens Figueiredo nasceu em 1956, no Rio de Janeiro. Cronista e romancista, é autor de As palavras secretas, Barco a seco, ambos prêmio Jabuti, Contos de Pedro e O livro dos lobos (Companhia das Letras), entre outros.

Categoria: Melhor Livro – Autor Estreante
Autor: Marcelo Ferroni
Título: Método prático da guerrilha (Companhia das Letras)

A saga do guerrilheiro argentino é recontada por um biógrafo sem nome, que tem em mãos material inédito sobre o único brasileiro que participou da empreitada de Guevara. Em 2004 o Departamento de Estado dos EUA libera um vasto material, com a transcrição de um interrogatório. A partir de diários, biografias e depoimentos, o narrador traz à tona os fatos trágicos daquela guerrilha, desde a concepção até seus momentos finais. Mas desde o início a empreitada é ameaçada pela inexperiência de todos, somada aos equívocos e às crescentes dificuldades de comunicação. Marcelo Ferroni nasceu em 1974, em São Paulo. É editor da Alfaguara, selo da editora Objetiva.

Rascunho