🔓 Richard Ford recebe prêmio Princesa das Astúrias

Richard Ford, autor de Canadá
15/06/2016
Richard_Ford_foto_Robert-Jordan_191
O escritor norte-americano Richard Ford, autor de Canadá

O prêmio Princesa das Astúrias, que desde 1980 reconhece importantes contribuições pessoais em diversas áreas, escolheu Richard Ford como vencedor deste ano na categoria Letras.

Richard Ford nasceu em Jackson, Mississippi, em 1944, e publicou seu primeiro romance, A Piece of my Heart, em 1976. Ele trabalhou como jornalista esportivo até os anos 1980, quando passou a dedicar-se integralmente à ficção.

Ford atingiu reconhecimento como escritor com seu personagem Frank Bascombe, protagonista dos livros The Sportswriter (1986), Independence Day (1995, vencedor do Pulitzer e do PEN/Faulkner), The Lay of the Land (2006) e, mais recentemente, Let me be Frank with You (2014).

O júri que premiou Ford destacou a importância de sua obra como parte da grande tradição do romance americano no século 20. “Seus personagens, tramas e histórias são definidos por um irônico e minimalista senso de épico. Sua cuidadosa atenção aos detalhes em suas descrições e seu olhar sombrio e denso sobre a vida diária de pessoas anônimas e invisíveis se mesclam à desolação e às emoções que emanam de suas histórias.”

Ford é colocado como herdeiro da tradição de Ernest Hemingway e foi apontado por Raymond Carver como o melhor escritor norte-americano vivo. A comissão do prêmio conclui que “tudo isso faz de Ford um narrador profundamente contemporâneo, bem como um grande cronista do mosaico de contos entrelaçados que é a sociedade norte-americana”.

Canadá (2012), publicado no Brasil pela Estação Liberdade em 2015, colocou Ford inquestionavelmente entre os grandes nomes da literatura norte-americana. O livro é narrado por um personagem que relembra sua adolescência e sua jornada pelos EUA e pelo Canadá após seus pais serem presos por um assalto a banco.

O autor se junta a nomes como Juan Rulfo, Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Amos Oz, Philip Roth e Leonardo Padura. Os prêmios Princesa das Astúrias de 2016 serão entregues em cerimônia em outubro, pelos reis da Espanha.

>>>LEIA resenha de Canadá 

Rascunho