🔓 Prêmio Sesc de Literatura lança edital

04/05/2011

Escritores de todo o país podem organizar seus manuscritos. Já está disponível no site o edital do Prêmio SESC de Literatura, concurso literário que desde 2003 revela autores inéditos nas categorias conto e romance. As inscrições são gratuitas e começam em 1º de julho. Os vencedores recebem como prêmio a publicação e distribuição de seu livro, feita pela Editora Record, parceira do SESC no projeto.

Na edição de 2010, as obras vencedoras foram do Pará e do Rio Grande do Sul: o romance Habeas asas, Sertão do céu!, de Arthur Martins Cecim, e a coletânea Contos de Mentira, de Luisa Geisler. No total, foram 1.142 obras provenientes de todos os estados. Destas, 76 foram selecionadas para a etapa final, sendo 37 romances e 39 coletâneas de contos.

Habeas asas, Sertão do céu! foi o escolhido pela comissão de jurados de sua categoria, composta pela escritora Alice Ruiz e pelo professor e pesquisador Antonio Vicente Pietroforte.

O romance tem pássaros como personagens e a história é apresentada do ponto de vista do céu, habitat dos personagens. “É uma estória baseada numa fábula, uma parábola, na qual elementos sagrados e profanos, mundanos e supramundanos, coexistem como um só, vistos no mesmo espelho da alma. O livro é uma busca pela bem-aventurança na terra. Ele fala de um sertão da alma, que habita em todos nós, todos os seres do universo”, conta Cecim, que também incursiona pelo campo da poesia.

Em Contos de Mentira, a autora Luisa Geisler, moradora da cidade de Canoas, explora o comportamento humano em 17 contos, com linguagem ágil e precisa. “A ideia do livro surgiu de uma reportagem que li sobre mentiras. Segundo o texto, a mentira mais falada era ‘está tudo bem’ ‘não tem nada de errado comigo’. Achei interessante, porque são frases muito comuns. São coisas tão humanas, que não sentimos como mentiras”, disse a estudante universitária, que acredita que o leitor irá se reconhecer em alguns contos.

Os livros serão publicados e distribuídos pela Editora Record, parceira do SESC no concurso literário desde 2003. A cerimônia de lançamento das obras será em 4 de julho, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Rascunho