🔓 Paiol Literário terá oito encontros em 2012

O mineiro Ivan Angelo é o primeiro convidado do Paiol Literário 2012
03/04/2012
O mineiro Ivan Angelo é o primeiro convidado do projeto do Rascunho, em 18 de abril

 

Acontece de abril a novembro de 2012 a sétima temporada do projeto Paiol Literário. Realizado pelo jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná, Fiep e a Fundação Cultural de Curitiba, o evento traz à capital paranaense, para bate-papos com o público, alguns dos mais importantes escritores do Brasil. A abertura será no dia 18 de abril, às 20 horas, com o mineiro Ivan Angelo.

Também estão confirmados para os encontros realizados no Teatro Paiol os escritores Jaime Prado Gouvêa (9 de maio), Paulo Lins (20 de junho), Daniel Galera (3 de julho), Marcia Tiburi (15 de agosto), Rodrigo Lacerda (19 de setembro), Francisco Alvim (3 de outubro) e Altair Martins (21 de novembro).

Todos os encontros, com início às 20 horas, serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br, mantido em parceria com o jornal Gazeta do Povo.  Outra parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) transformará os encontros do Paiol Literário em um programa da ÓTV.

Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba 51 grandes nomes da literatura brasileira, como João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Moacyr Scliar e Bernardo Carvalho. A conversa começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.
OS CONVIDADOS:

18 de Abril
IVAN ANGELO nasceu em Barbacena (MG), em 1936, e foi criado em Belo Horizonte. Em 1965, transferiu-se para São Paulo, onde fez parte da primeira equipe do Jornal da Tarde. É autor dos romances A festa e Amor?, ambos vencedores do Prêmio Jabuti. Foi duas vezes premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, pelo livro de contos A face horrível e pelo romance juvenil Pode me beijar se quiser. Teve livros publicados em inglês, francês, alemão e espanhol. Desde 1999 é cronista da revista Veja São Paulo. Seu último livro, Certos homens, uma coletânea de crônicas, foi publicado em 2011.

9 de Maio
JAIME PRADO GOUVÊA nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1945. Bacharel em Direito pela UFMG, atuou como jornalista no Jornal da Tarde, de São Paulo, e na sucursal belo-horizontina de O Globo. Entre 1969 e 1986, integrou a equipe do Suplemento Literário de Minas Gerais, do qual é atualmente superintendente. É autor dos livros de contos Areia tornando em pedra, Dorinha Dorê e Fichas de vitrola, e do romance O altar das montanhas de Minas.

20 de Junho
PAULO LINS nasceu em 1958, na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou na literatura como poeta, tendo publicado o livro de poesia Sobre o sol. Morador da Cidade de Deus, dedicou-se ao magistério e à pesquisa antropológica sobre a criminalidade e as classes populares antes de escrever o romance Cidade de Deus, levado às telas por Fernando Meirelles. Em 9 de abril, lança Desde que o samba é samba, seu segundo romance. Como roteirista, Lins redigiu episódios da série Cidade dos homens e o roteiro do filme Quase dois irmãos, de Lúcia Murat, pelo qual recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

3 de Julho
DANIEL GALERA nasceu em 1979, em São Paulo, mas passou a maior parte da vida em Porto Alegre, onde vive atualmente. É um dos criadores do selo editorial Livros do Mal, pelo qual publicou o volume de contos Dentes guardados. Escritor e tradutor, é autor dos romances Até o dia em que o cão morreu, Mãos de cavalo e Cordilheira (Prêmio Machado de Assis) e co-autor da graphic novel Cachalote.

15 de Agosto
MARCIA TIBURI é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult. Publicou as antologias As mulheres e a filosofiaO corpo torturado, entre outras, e os romances Magnólia e A mulher de costas. Vive em São Paulo (SP).

19 de Setembro
RODRIGO LACERDA nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. Formado em História pela USP, realizou estudos sobre o escritor João Antônio para a tese de doutorado na mesma universidade. Estreou na literatura com O mistério do leão rampante, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria romance. É autor da coletânea de textos Tripé, dos romances Vista do Rio e Outra vida (prêmio da Academia Brasileira de Letras de 2010), e do livro infanto-juvenil O fazedor de velhos (Prêmio Glória Pondé de Literatura Infantil e Juvenil, oferecido pela Biblioteca Nacional). Vive em São Paulo (SP).

3 de Outubro
FRANCISCO ALVIM nasceu em 1939, em Axará, no interior de Minas Gerais. Escritor e diplomata, estreou na literatura em 1968 com o livro de poemas Sol dos cegos. Alvim é ganhador do Prêmio Jabuti por duas coletâneas: Passatempo e outros poemas e Poesias reunidas. Seu livro mais recente, também de poesia, é O metro nenhum.

21 de Novembro
ALTAIR MARTINS nasceu em Porto Alegre, em 1975. É professor, bacharel em letras pela UFRGS e mestre e doutorando em Literatura Brasileira pela mesma universidade. Estreou com a antologia de contos Como se moesse ferro, seguida de Se choverem pássaros e Enquanto água. A parede no escuro, seu primeiro romance, foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Tem textos publicados no Uruguai, França, EUA, Itália e Portugal.

Rascunho