🔓 Coleção Novíssimos apresenta a nova literatura portuguesa

Nuno Camarneiro, autor de “No meu peito não cabem pássaros”
09/11/2012
Nuno Camarneiro, autor de "No meu peito não cabem pássaros"

 

Começam a chegar às livrarias os primeiros títulos da Coleção Novíssimos, da editora Leya, que pretende reunir as vozes mais emblemáticas da nova literatura portuguesa. Cinco obras dão o pontapé inicial na coleção, que será completada em 2013 com a publicação de outros cinco livros. “O ano de Portugal no Brasil nos pareceu um ótimo pretexto para dar a conhecer o que de melhor se faz na literatura contemporânea portuguesa. Apesar de se tratar de um país pequeno, com apenas 10 milhões de habitantes, Portugal tem uma tradição secular no campo das letras”, afirma Maria João Costa, diretora da coleção.

O teu rosto será o último é o livro de estreia de João Ricardo Pedro. O autor parte da Revolução dos Cravos de 1974 para construir a história de uma família marcada pelos longos anos de ditadura, repressão e guerra colonial.

Também estreante na literatura, Nuno Camarneiro nos apresenta a uma criança que inventa coisas que depois acontecem, em No meu peito não cabem pássaros, em que o leitor viaja dos arranha-céus de Nova York para Lisboa acompanhando as diversas narrativas de vida que se entrelaçam no romance.

Um Homem Plano, que vive num mundo apenas bidimensional, é o protagonista de Para cima e não para norte, de Patrícia Portela. Até que um dia, ao se deparar com uma impressão digital em um livro, começa a investigar essa letra e se desafia a passar para o mundo tridimensional.

A jornalista Patrícia Reis imagina em Por este mundo acima uma Lisboa distópica, na qual um velho editor procura por conhecidos após um desastre e acaba encontrando um manuscrito e um rapaz perdido.

Sandro William Junqueira fecha a primeira lista da coleção com Um piano para cavalos altos, obra que cria uma metáfora a partir de um mundo em que o Governo se utiliza do medo da população para manter a ordem e disciplina numa cidade cercada pela natureza, após animais selvagens transformarem-se em sérias ameaças.

Rascunho