🔓 Bartolomeu Campos de Queirós vence o Prêmio São Paulo de Literatura 2012

26/09/2012

Na última segunda-feira (24), em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, foram revelados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2012. Morto em janeiro, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós venceu na categoria Melhor Livro do Ano, por sua novela Vermelho amargo. Na categoria Melhor Autor Estreante, a vitória foi de Suzana Montoro, com Os hungareses. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 200 mil. Atendendo ao regulamento, o prêmio destinado a Bartolomeu Campos de Queirós será entregue a seus herdeiros legais.

O Prêmio São Paulo de Literatura é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 2008. Os dois vencedores foram escolhidos a partir da lista de 20 finalistas (10 em cada categoria), por um júri final composto por cinco profissionais ligados ao meio literário: a professora Helena Bonito Couto Pereira (Letras-Mackenzie), o escritor e professor Fernando Augusto Magalhães Paixão (USP), o livreiro Lucio Claudio Zaccara, o crítico literário Fábio Lucas Gomes (membro da Academia Paulista de Letras) e o bibliotecário Djair Rodrigues de Souza.

Na justificativa pela escolha de Vermelho amargo, o júri considerou que o texto tem “intensa qualidade poética” e que, apesar de curto, “expressa com densidade reflexiva a vivência subjetiva do personagem principal”. Já Os hungareses foi apontado como o Melhor Livro do Ano de autor estreante pelo “texto fluente e sensível, capaz de articular diferentes histórias sem perder a unidade”.

Mais informações sobre o Prêmio São Paulo de Literatura podem ser encontradas no site: www.premiosaopaulodeliteratura.org.br

Leia aqui a íntegra da conversa com Bartolomeu Campos de Queirós, convidado do projeto Paiol Literário em julho de 2011, e aqui a resenha do livro Vermelho amargo.

Rascunho