🔓 Autores e Idéias debate a literatura de língua portuguesa

09/04/2012

Ciclo literário que propõe debates sobre temas do cotidiano, tendo a literatura como cenário e narrativa das conversas, o Autores e Idéias recebe, em abril, os escritores José Eduardo Agualusa e Carola Saavedra para bate-papos com o público em Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba, no Paraná.

Na edição de 2012 do projeto, promovido pelo SESC-PR, além da presença dos escritores, a programação prevê a realização de ação formativa por meio de palestra direcionada a educadores e profissionais que trabalham com leitura e literatura. Neste mês, o jornalista e tradutor Christian Schwartz abordará a projeção da literatura em língua portuguesa no mundo. A curadoria do projeto é do escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.

Identidades da literatura de língua portuguesa no mundo: passado e presente
Palestra com Christian Schwartz
O desafio central de quem produz literatura em língua portuguesa sempre foi o fato de nossa língua não ter projeção internacional — e isso, nos desníveis geopolíticos mais amplos, é particularmente verdadeiro para as colônias de Portugal. Brasileiros e africanos falantes de português ainda vivem à sombra de um exotismo imposto, em boa parte, pela tradição cultural européia. Sendo assim, é mesmo possível uma reinvenção dessa literatura lusófona mundo afora — como, aliás, um dia aconteceu com o futebol brasileiro e o seu estilo “único” de jogar, ou ainda, recentemente, com um presidente que virou marca global? Ou, para isso acontecer com nossos autores, é preciso muito mais do que pedaladas em campo e ousadia diplomática?
Serviço
Guarapuava 10/4 — às 19h30
Ponta Grossa 11/4 — às 20h
Paço da Liberdade (Curitiba) 12/4 — às 19h
Participação gratuita. Vagas limitadas.

A língua portuguesa no mundo literário
Bate-papo com Carola Saavedra e José Eduardo Agualusa
O Brasil e a África ainda precisam parecer “exóticos” para atrair leitores do chamado Primeiro Mundo? Como vão as traduções do português na Europa e nos Estados Unidos? Hoje, nossa língua é uma das mais faladas no mundo (e os brasileiros, claro, são os grandes responsáveis por isso), mas ainda é muito pouco lida.

CAROLA SAAVEDRA nasceu em Santiago do Chile, em 1973, e veio com a família para o Brasil três anos depois. Morou na Alemanha, onde concluiu um mestrado em comunicação, e também na Espanha e na França. Hoje vive no Rio de Janeiro e é escritora e tradutora. Publicou o livro de contos Do lado de fora e os romances Flores azuis (Prêmio APCA de melhor romance) e Paisagem com dromedário.

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA nasceu no Huambo, Angola, em 1960. É autor dos romances Nação crioula, Um estranho em Goa, O ano em que Zumbi tomou o Rio e Barroco tropical. Seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas. Em 2006 lançou, com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.
Serviço
Ponta Grossa 17/4 — às 20h
Guarapuava 18/4 — às 19h30
Paço da Liberdade (Curitiba) 19/4 — 19h
Participação gratuita. Vagas limitadas.

Informações nas unidades do Sesc
Sesc Guarapuava – Rua Comendador Norberto, 121. Tel. (42) 3623-4263

Sesc Ponta Grossa – Rua Theodoro Rosas, 1247. Tel. (42) 3222-5432

Sesc Paço da Liberdade (Curitiba) – Praça Generoso Marques, 189. Tel. (41) 3234-4200

Rascunho