Vidraça

novembro 2017 / Vidraça / Nobel emotivo

Texto publicado na edição #211

Nobel emotivo

Notas sobre literatura e mercado editorial

> Por Jonatan Silva | Coluna

 

Vidraça_Kazuo_Ishiguro_211

O escritor japonês, naturalizado inglês, Kazuo Ishiguro levou o Nobel de Literatura. Segundo o anúncio, os romances de Ishiguro têm “grande força emocional, [ele] revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”. Aos 62 anos, não estava entre os favoritos para a premiação. “Esta é uma notícia incrível e totalmente inesperada. Ela vem num momento em que o mundo está incerto sobre seus valores, sua liderança e sua segurança. Espero apenas que o fato de eu ter recebido esta honra vá, mesmo que em pequena medida, encorajar as forças do bem e da paz neste momento”, comentou após receber a notícia. Ishiguro é autor de Não me abandone jamais, O artista do mundo flutuante, Noturnos, Vestígios do dia, O gigante enterrado, entre outros. Sua obra é publicada no Brasil pela Companhia das Letras.

Partida em duas
As correspondências de Sylvia Plath (1932–1963) acabaram de ser reunidas em livro. The letters of Sylvia Plath (1940–1956), publicado em meados de outubro nos Estados Unidos, é o resultado do trabalho de organização de Peter K. Steinberg — arquivista especializado na escritora — e Karen V. Kukil — editora dos diários de Plath e curadora do acervo da autora de Ariel na Smith College. Ainda sem previsão de tradução por aqui, o apresenta uma mulher dividida em duas, sempre em dúvida a respeito de que caminho seguir. Ao contrário do que se possa imaginar, essa coleção de correspondências não é um oceano de amargura e trevas — como seus diários pareceram transparecer. Entretanto, já se notava que a relação com Ted Hughes não era nada saudável.

Premiado
O segredo dos Goblins, de William Alexander, vencedor do National Book Awards na categoria Literatura Juvenil, ganhou edição pela Rocco. O livro narra a história de um garoto solitário que entra para uma trupe de teatro para tentar encontrar o irmão desaparecido. O detalhe é que, no universo do livro, encenar peças de teatro é crime. Com sutileza e muita aventura, Alexander cria uma narrativa comovente e cativante a respeito da busca e também do poder mágico das palavras.

Fim da espera
Após 17 anos, Philip Pullman volta ao mundo de fantasia da trilogia Fronteiras do universo. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova série, chamada O livro das sombras, e foi publicado nos Estados Unidos em outubro, com previsão para chegar às livrarias brasileiras no final deste mês pela Suma das Letras. A nova aventura se passa dez anos antes de A bússola de ouro, quando Lyra e Pantalaimon ainda eram bebês. Malcom, o protagonista precisa salvar a pequena heroína das garras de Magisterium, enquanto outros misteriosos vilões surgem para completar a tramar.

Até o irmão!
A Companhia das Letras fechou contrato com Hank Green, irmão do badalado John Green, autor de A culpa é das estrelas, para publicar An absolutely remarkable thing, ainda sem título em português. O livro narra a história da estudante de arte April May que encontra, no centro de Manhattan, a gigantesca estátua de um robô. Aos poucos, ela percebe que existem vários “monstros” como esse espalhados pela cidade e precisa descobrir de onde eles vêm e quem realmente são.

Flim
Entre 6 e 11 de outubro acontece a Festa das Linguagens do Medianeira (Flim). Os convidados são João Anzanello Carrascoza, Jarid Arraes, Thiago Tizzot. A festa promove o diálogo entre as múltiplas linguagens e expressões artísticas, celebrando a cultura, o respeito e a cidadania. Para conhecer a programação completa acesse: colegiomedianeira.g12.br.

Breves
• Faleceu no dia 11 de outubro o editor Luis Lorenzo Rivera, um dos principais idealizadores da Martins Fontes. Riviera, que tinha 81 anos, é reconhecido pela dedicação à literatura.

• Cecília Meireles, enfim, ganhou uma edição “total” de sua obra poética. Dividida em dois volumes, e com quase mil páginas, Poesia completa saiu pela Global.

• A Rádio Londres acaba de publicar uma nova edição de Minotauro, de Benjamin Tammuz. O livro narra a crise existencial de Alexander, um agente secreto que encontra em um ônibus a mulher que procurou por toda a vida.

• A embaixada da Espanha em São Paulo lançou em outubro a versão brasileira do portal New Spanish Books, cujo objetivo é divulgar títulos espanhóis que ainda têm direitos disponíveis para o mercado editorial do Brasil. Para saber mais: newspanishbooks.br.com

• A youtuber e jornalista curitibana Gaby Brandalise fechou contrato com a Verus, para a publicação de uma obra de ficção inspirada na Coreia do Sul. O livro, ainda sem título divulgado, se passa em Seul e em Curitiba e deve chegar às livrarias até o final do ano.

 

Print Friendly