Eu recomendo

janeiro 2012 / Eu recomendo / O encontro marcado

Texto publicado na edição #141

O encontro marcado

Rafael Rodrigues indica um livro que mudou sua vida

> Por RASCUNHO

O encontro marcado, romance do mineiro Fernando Sabino (1923-2004), possui algumas das características indispensáveis para um bom livro, além do enredo cativante, como o bom humor e a leveza do texto, que não deixa a leitura se tornar cansativa. Mas não é apenas por isso que é reconhecido por muitos leitores, escritores e críticos como um dos principais romances de nossa literatura no século passado — eu diria até de todos os tempos, e não me restringiria apenas à literatura brasileira, mas talvez isto seja exagero de um fã apaixonado. O encontro marcado é o que é porque, como críticos da época em que foi lançado (1956) declararam, ele é o romance de uma geração, a da década de 1940; e, como críticos da atualidade volta e meia dizem, é também o romance de outras gerações que vieram depois. Costumo dizer que O encontro marcado é minha Bíblia, porque mudou completamente a maneira como vejo o mundo. E é por isso que recomendo veementemente a sua leitura.”

 

 

 

 


Rafael Rodrigues
é escritor e jornalista, autor de O escritor premiado e outros contos (Multifoco, 2011), editor da revista de contos Outros Ares e mantém o blog Entretantos. Vive em Feira de Santana (BA).

Print Friendly

Fernando Sabino

Fernando Sabino, autor de O encontro marcado

Nasceu em 1923, em Belo Horizonte (MG). Além de O encontro marcado, é autor de O grande mentecapto, O homem nu e A chave do enigma, entre vários outros. Famoso cronista, recebeu, em 1999, o prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra. Morreu em 2004, no Rio de Janeiro (RJ).

Fernando_Sabino_O_Encontro_Marcado_1_141_PB

Fernando Sabino
Record
334 págs.