232

Ilustração: Hallina Beltrão

Canção do malandro

Por RINALDO DE FERNANDES

A letra da música “Tua cantiga”, de Chico Buarque, é uma astuta composição que gerou polêmica

Ilustração: Aline Daka

Número cinquenta e seis

Por Stephen Leacock

Conto inédito de Stephen Leacock

Ilustração: Bruno Schier

Linhas de fuga

Por ANDRÉ DE LEONES

Uma leitura de “Moby Dick” a partir de ideias do filósofo francês Gilles Deleuze

Betty Milan, autora de Baal

A língua do escritor

Por RASCUNHO

26 perguntas a Betty Milan

Campos de Carvalho, autor de A chuva imóvel

Lucidez onírica

Por Augusto Guimaraens Cavalcanti

“A chuva imóvel”, de Campos de Carvalho, é um romance em permanente estado de impasse

Gabriela Aguerre, autora de O quarto branco

Vozes silenciadas

Por PAULA DUTRA

“O quarto branco”, de Gabriela Aguerre, discute a maternidade e traz ecos de um regime autoritário

Eliana Alves Cruz, autora de O crime do cais do Valongo

Ninguém é o que parece

Por Nathália Augusto

Em “O crime do cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz, diferentes versões de um mesmo crime são contadas

caio-fernando-abreu_2_232

À beira do precipício

Por CLAUDIA NINA

“Contos completos”, de Caio Fernando Abreu, traz narrativas carregadas de dor e uma desesperança sem cura

Kent Haruf, autor de Canto da planície

A beleza no obscuro

Por Ricardo Silva

“Canto da planície” é um mosaico polifônico que se atém às miudezas da vida e oferece novas perspectivas

download

Fronteiras e literatura

Por Jonatan Silva | Coluna

Notas sobre literatura e mercado editorial

Ilustração: Carolina Vigna

Original contribuição

Por Alcir Pécora

João Adolfo Hansen produz uma crítica implacável à teleologia modernista e nacionalista

miro

Leitura e tradução

Por EDUARDO FERREIRA

Na tradução, o leitor/autor pode expressar-se com mais desenvoltura e autoridade