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A linguagem do narrador na luta verbal

Por RAIMUNDO CARRERO

Lima Barreto deu início a uma desejada criação de uma linguagem brasileira para a ficção nacional

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Pai contra mãe, de Machado de Assis (1)

Por RINALDO DE FERNANDES

“Nem todas as crianças vingam”

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Fotografia extrema

Por Tércia Montenegro

O artista questiona seus limites, suas possibilidades

Ilustração: Taise Dourado

Viver para contar

Por JOSÉ CASTELLO

A leitura de “Moby Dick” me ensinou que as atmosferas mais sedutoras escondem, muitas vezes, “as garras mais cruéis”

Nicolas Behr, autor de O menino do mato que engoliu Brasília

A antigramática da infância

Por MIGUEL SANCHES NETO

“O menino do mato que engoliu Brasília” é um dos grandes livros brasileiros sobre a infância

Ilustração: Teo Adorno

Em busca de um nome digno

Por NELSON DE OLIVEIRA

As famílias literárias contrárias e complementares

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Modelos de esquizofrenia produtiva

Por JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA

Na época de Hume e Kant o texto impresso constituía o meio de comunicação de massas por excelência

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Caveira, de Cruz e Sousa

Por WILBERTH SALGUEIRO

Em “Caveira”, Cruz e Sousa deixa um pouco de lado sua militância pela causa negra

GiuseppeUngaretti

Uma tradução de Mattina

Por ANTONIO CARLOS SECCHIN

A aparente simplicidade do poema de Ungaretti esconde um problema considerado insolúvel para traduzi-lo ao português

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Robert Duncan

Por Robert Duncan

Quatro poemas de Robert Duncan

Ilustração: Leila Danziger

Cinelândia

Por Leila Danziger

Poema Inédito de Leila Danziger

circa 1920:  English author H G Wells (Herbert George Wells, 1866 - 1946). Amongst his most famous works are his science fiction stories 'The Time Machine ' (1895), 'The War of the Worlds' (1898), and 'The Invisible Man' (1897).  (Photo by George C. Beresford/Beresford/Getty Images)

Nos rastros da ficção científica

Por Arthur Marchetto

Dando seguimento ao legado de Mary Shelley, Jules Verne e H. G. Wells estabeleceram parâmetros e temáticas da ficção científica