220

Rubem Fonseca

Um anão está preso na mala (2)

Por RINALDO DE FERNANDES

A força da oralidade de Rubem Fonseca

translato

Inteligência artificiosa

Por EDUARDO FERREIRA

Para a tradução literária, a máquina ainda parece uma ficção distante

Ilustração: Tereza Yamashita.

Ficção não é mentira. É ficção

Por RAIMUNDO CARRERO

Ficção não é mentira. É outra verdade

z-paloma

Frágil fazer

Por ADRIANA LISBOA

A dignidade do gesto nos livros artesanais de José Luiz Passos, Paloma Vidal e Eduardo Silveira

Ilustração: Mariana Fujsawa.

O coração e a serpente

Por Tércia Montenegro

São tantos os quereres, que parece impossível evitar a tentação em alguma medida

guimaraes-rosa-sec-educ-cultura-goias

Vermelho, de João Guimarães Rosa

Por WILBERTH SALGUEIRO

Encena-se uma sexualidade ativa, corporal, transbordante, libidinal, quente, viva, latejante, pulsional

utopia

Simpatia: Empatia: Utopia

Por NELSON DE OLIVEIRA

As considerações de Nanete Neves, Marco Aqueiva e Ramiro Giroldo

carlos_marighella

Minimanual do guerrilheiro urbano: leituras e prismas (I)

Por JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA

O ensaio de Marighella teve ampla repercussão na década de 1970

Paiol Literário com Sérgio Rodrigues - Foto Cido Marques© (8)

Sérgio Rodrigues

Por RASCUNHO

“Não foi inventada ainda uma ginástica melhor para o pensamento do que ler”

Kenneth Fearing_220

Kenneth Fearing

Por André Caramuru Aubert

Seis poemas de Kenneth Fearing

Domicio_Proenca_Filho_2_220

A pena e o giz

Por LÍVIA INÁCIO

Entre o ensino e a literatura, Domício Proença Filho consolida sua obra unindo duas paixões da infância

Ilustração: Cristovão Tezza por Fábio Abreu.

Um grande romance do contemporâneo

Por MIGUEL SANCHES NETO

O filho eterno consagrava assim, tardiamente, toda uma trajetória, criando um novo desafio para o autor então com 55 anos: refundar a sua ficção