Eu recomendo

outubro 2012 / Eu recomendo / Como viver

Texto publicado na edição #150

Como viver

“Biografia ou auto-ajuda? Como viver: ou uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta, de Sarah […]

> Por RASCUNHO

“Biografia ou auto-ajuda? Como viver: ou uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta, de Sarah Bakewell, está mais para o primeiro gênero do que para o segundo. Premiada com o National Book Critics Circle Award e eleita um dos dez melhores livros de 2010 pelo Library Journal, a obra da ex-curadora de livros antigos da Wellcome Library e professora de escrita criativa da City University foi elogiadíssima pela imprensa inglesa e considerada pelo jornal Guardian “Um guia para a vida”. A razão de todo este sucesso é uma estrutura narrativa que parte das questões levantadas pela obra para buscar na vida do maior ensaísta de todos os tempos não uma resposta, mas as várias respostas possíveis. São perguntas que poderiam estar tranqüilamente num livro de auto-ajuda. Como superar a perda da pessoa amada? Como levar uma vida plena? Como equilibrar a necessidade de segurança com a de liberdade?  O hábil caminho que a autora trilha para respondê-las é que dá o charme deste livro e faz com que mesmo os não-especialistas tenham facilidade em acompanhá-la.”

 

 

 

 

 

 

Cristiane Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 1964. Doutora em Cultura e Comunicação pela UFRJ, já publicou Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas (Zahar, 2000) e Pena de aluguel (Companhia das Letras, 2005).

 

Print Friendly

Sarah Bakewell

Sarah Bakewell. Foto: Simonetta Ficai Veltroni/Divulgação

Nasceu em Bournemouth, na Inglaterra. Foi curadora de livros antigos na Wellcome Library antes de se tornar escritora. Publicou as biografias The Smart e The English Dane. Vive em Londres, onde ensina escrita criativa na City University e cataloga coleções de livros raros para o National Trust.

SARAH_BAKEWELL_Como viver ou uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta_150

Sarah Bakewell
Trad.: Celso Nogueira
Objetiva
400 págs.