Notas de um diário

Não guardamos os pequenos episódios do dia, nem quando ao final de uma jornada tentamos fixá-los em nossos diários
Hilda Hilst, autora de “Contos d’escárnio — textos grotescos”
28/01/2019

3 de janeiro de 2018
Leitura de Hilda Hilst. Seus poemas do início de carreira — anos 1950 — têm um lirismo que é simples e hermético, ao mesmo tempo. Desconhecia esses livros matinais.

4 de janeiro
Estou me deliciando com os poemas de começo de carreira de Hilda Hilst — sob a influência da Geração de 45 —, escritos em uma dicção atemporal, sem desejos de experimentação. Queria inscrever-se em um discurso, em uma língua, em uma tradição. Fundamental esta leitura em ordem cronológica. Ver a movimentação da autora.

11 de janeiro
Li o volume Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974), de Hilda. É quando ela começa a ser quem ela acabou sendo. O hermetismo gratuito dá lugar para um verbo que explora três grandes temas: amor, morte e imortalidade. Hilda está na casa dos 40 e tem uma compreensão física da passagem do tempo. Nos outros livros, anteriores, estas questões aparecem, mas são mais palavras. Agora ela acrescenta sangue e nervos aos seus temas eternos.

16 de janeiro
Li dois livros de Hilda Hilst. A crise dos 50 dá uma densidade a seu hermetismo um tanto gratuito. A morte se torna razão da poesia, ocupando o lugar do amor. E o homem esperado cede terreno à morte alcançada, com quem a poeta se enlaça. Nestes poemas, a mulher cresce e deixa para trás a figura feminina lírica convencional. É a mulher trovadora dentro de um código mais tradicional. Da morte, odes mínimas e Cantares de perda e predileção, duas coletâneas intensas, refundam a poeta, ainda no plano do abstrato, mas com uma verdade de linguagem mais filosófica. O tempo da busca do amor como realização passou. A poeta faz aproximações com a morte.

A leitura cronológica de uma obra permite esta trajetória biográfica da escrita. É algo fundamental para dimensionar a obra, reconhecendo o que vai se tornando a face da autora. Hilda passa da sensualidade hermético-amorosa para a sensualidade místico-elegíaca, em tom sério, no verbo elevado dos poetas maiores. Depois chegará à poesia do corpo decaído, pornográfica, gozosa. Uma trajetória de apogeu e queda da linguagem. Quanto mais decai mais se aproxima da vida que aos poucos se apaga. A poeta prefere vestir-se com palavras de escárnio. A moça criticada pela sociedade tradicional, em cujo seio nasceu, tida como liberta e libertina, se faz, na velhice, uma voz que se vinga de toda a hipocrisia social e corporal. A beleza da juventude (e do código lírico) é uma forma de mentir.

19 de fevereiro
Hoje à tarde li Frantumaglia, de Elena Ferrante. Há boas ideias sobre escrita nesta autora que defende a literatura como verdade, não verdade histórica ou social, mas a verdade enquanto linguagem, enquanto escrita, como um texto que nasce sem esforço, sem ser construído estilisticamente. São conceitos interessantes os seus, que explicam o que tento fazer. Como o livro é muito extenso, e como as perguntas dos entrevistadores se repetem, estou achando tudo um tanto cansativo.

9 de junho
Leio a poesia de Júlia da Costa (1844-1911) — um lirismo espontâneo, que busca metáforas para a fragilidade do ser. Não é uma poeta ruim. Chego a me animar com esta obra romântica em que a orfandade tem presença forte. Pretendo escrever um ensaio sobre o isolamento da poeta e dos estados do Paraná e Santa Catarina. A poeta que mora em Paranaguá e se muda para São Francisco do Sul, onde termina a vida enclausurada e louca. Uma obra-metáfora.

14 de junho
Terminei de ler a poesia de Júlia da Costa — agora leio a pouca prosa dela, incluindo as cartas. Uma grande poeta do romantismo — com os defeitos líricos desta escola, mas com o drama próprio de ser uma mulher inteligente e sensível em um meio tacanho. Enquanto lia, pensava na forma de abordar esta obra em um ensaio. Ela foi maior do que o Paraná da época. Todo bom escritor é maior do que o meio em que surgiu. Há uma geografia intelectual que supera a geografia física e humana.

6 de julho
Ontem à noite, passando em uma livraria, achei o livro de poemas A vida é um escândalo, de Affonso Romano de Sant’Anna. Marca os 80 anos do poeta. Comprei depois de ler uns poemas. Há uma serenidade ao tratar da morte, um tom crepuscular em que sentimos enfraquecendo o batimento cardíaco da poesia. Poemas muito bons, sem rompantes. A última coletânea de Carlos Drummond de Andrade — Farwell — trazia o tom rebaixado da morte e o tom estridente das paixões. Os poemas se alternavam enquanto registro. Melancolia e melodia. E isso produzia um efeito surpreendentemente jovem. O amor na velhice é uma revolta vital. A aceitação da morte, uma lição de renúncia.

Em Affonso há apenas a renúncia e o espanto — palavra-chave do livro — diante da vida vivida e por viver por outras pessoas. A leitura do livro à noite não me deixou dormir, apesar do ansiolítico que tomei.

10 de agosto
Concluí a leitura de Quando ela era boa, de Philip Roth: um retrato cruel de uma jovem moralista que espalha sofrimento ao seu redor. O livro não é o melhor de Roth, mas traz um olhar devastador sobre a família, espaço de todas a incompreensões. Li o romance com muito interesse, fazendo comparações com pessoas reais de meu convívio. O romance realista tem este poder representacional. Nos devolve às nossas experiências. A estrutura esburacada do romance de Roth permite descobertas. Só mais para o final vamos desvelando a identidade demoníaca da jovem religiosa, que passa de inocente destruída pela família a perversa manipuladora. Não há grandes frases, ideias que grifemos, mas o livro funciona bem.

11 de agosto
Levantei cedo para ler os contos de Alice Munro — As luas de Júpiter. São histórias comovedoramente humanas, nas quais a vida vai se revelando como solidão, incompreensão e fatalismo. Saio de seus contos muito tocado, com uma sensação boa de ter gasto aquele tempo com a leitura. Deixamos de fazer nossas tarefas, não demos atenção à família, não ganhamos dinheiro, tudo para ler ficção. Então, ela deve nos preencher com algo que justifique este tempo. Com Alice Munro me sinto recompensado. E, no entanto, horas depois, a história lida some de minha memória. Me lembro muito pouco das narrativas dela, embora sempre me entusiasmar com o ato da leitura. Por que não permanecem individualizadas em minha recordação? Talvez porque se confundam demais com a experiência cotidiana. E não guardamos estes pequenos episódios do dia, nem quando ao final de uma jornada tentamos fixá-los em nossos diários. Os dias foram feitos para o esquecimento.

Miguel Sanches Neto

É doutor em Letras pela Unicamp, professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná). Estreou nacionalmente com Chove sobre minha infância (2000), um dos primeiros romances de autoficção da literatura brasileira. Autor de dezenas de livros em vários gêneros, destacam-se os romances Um amor anarquista (2005), A máquina de madeira (2012), A segunda pátria (2015). Acaba de lançar O último endereço de Eça de Queiroz (Companhia das Letras) e sua poesia reunida A ninguém (Patuá). Finalista dos principais prêmios nacionais, recebeu o Prêmio Cruz e Sousa de 2002 e o Binacional de Artes Brasil-Argentina, de 2005.

Rascunho